Lápis Mágico

Jogos de família

Escolha os jogos mais divertidos para passar momentos únicos com a sua família. Pode encontrar jogos para o exterior e para os dias chuvosos, para fazer nas festas ou simplesmente relembrar a sua infância, com os mais novos

Jogos de família

Há jogos e brincadeiras que marcam uma época e uma idade, que marcam a nossa infância e são trazidas até nós pelos mais velhos.

Queremos relembrar esses jogos (como o jogo eixo, o pião, a macaca, o jogo do lencinho ou o jogo do macaquinho do chinês) e outros, para poder passá-los às novas gerações e perpetuar estas tradições tão bonitas e divertidas.

Esperamos criar momentos de gargalhadas e felicidade para ficarem eternizadas.

Jogos tradicionais

Macaquinho do Chinês

Espaço: Interior e exterior

Número de jogadores: 3 ou mais

Descrição do Jogo:

Escolhe-se uma criança para ser o “macaquinho do chinês”, que se encosta à parede de costas voltadas para as outras. As outras crianças, alinham-se, então, a alguma distância do “macaquinho”.

A criança que faz de “Macaquinho” diz: “Um dois três, macaquinho do chinês” e volta-se quando acaba de dizer a frase. As outras, tentam aproximar-se dela o mais depressa possível para chegar à parede mas devem ficar paradas quando esta se volta.

Se alguma for vista em movimento, regressa ao ponto de partida. Ganha quem chegar primeiro ao “macaquinho do chinês”.


Jogo da Apanhada

Espaço: Preferencialmente exterior ou interior (com espaço para correr)

Número de jogadores: 3 ou mais

Descrição do Jogo:

Escolhe-se um jogador para apanhar os outros, tocando no corpo ou segurando firme pela roupa. Os outros jogadores terão que fugir do “perseguidor”.

O primeiro participante a ser apanhado, passa a ser o “perseguidor.”

Variante:

Pode ser decidido um círculo (casa), dentro do qual os jogadores podem descansar sem serem apanhados.

Quebra-gelo

Os jogadores apanhados podem ficar imobilizados no local onde foram apanhados e esperar que sejam salvos pelos colegas (normalmente, abrem as pernas e os colegas devem passar por baixo para os liberar).


Jogo das cadeiras/almofadas

Espaço: exterior ou interior

Número de jogadores: 4 ou mais

material: cadeiras/almofadas e equipamento de música

Descrição do Jogo:

Colocar as cadeiras (uma a menos em relação aos jogadores) em círculo. Todos os jogadores devem dançar ou movimentar-se ao som da música. Quando a música para, todos devem tentar sentar-se numa o mais rapidamente possível, sendo que um será eliminado. O jogador que fica de fora, retira uma cadeira e assim sucessivamente até ficarem 2 jogadores. O vencedor é o que conseguir ficar com o lugar.


Jogo da macaca

Jogo da Macaca

Espaço: exterior

Número de jogadores: 2 ou mais

material: Malha ou pedra

Descrição do Jogo:

Se necessário, desenhar como na imagem o Jogo da Macaca.

Os jogadores terão que percorrer a pé-coxinho todas as casas, começando na casa 1. Deve-se saltar para a casa 2 e andar por rodas as casas (em pé-coxinho), exceto nas casas 4 e 5 e 7 e 8, onde podem colocar os dois pés. Regressa-se à casa 1 e apanha-se a pedra. Depous, joga-se a pedra na casa 2, saltando em pé-coxinho para a casa 1, depois casa 3 , continuando o percurso até lançar a pedra todos os números.


Jogo do Mata

Espaço: exterior

Número de jogadores: Mais de 8, divididas em 2 equipas

material: bola pequena

Descrição do Jogo:

Formar duas equipas, escolhendo um para “piolho”.

Para início da partida, os jogadores de uma equipa vão trocando a bola entre o «piolho» e o seu campo, sobrevoando a equipa adversária, sem que esta seja intercetada. Devem fazer pelo menos 3 lançamentos seguidos para poder “matar” os adversários, atingindo-os com a bola.

Quando o primeiro piolho é atingido, este troca de posição com o piolho. Os restantes jogadores, juntam-se ao piolho quando são atingidos e permancem lá até ao fim do jogo.

O jogo termina quando uma equipa conseguir «matar» todos os adversários.



Jogo do Stop ou adedonha ( no Brasil)

Não podíamos deixar de referir o Jogo do Stop. Um jogo de conhecimentos gerais, mas bem divertido. Uma brincadeira para fazer com a família ou os amigos, até mesmo em ambiente escolar. Pode ser jogado a pares ou em grupo e consiste em desenhar uma tabela (pode imprimir as nossas), com tópicos variados (nomes, animais, frutos, plantas, marcas de carro…) para ser preenchida com palavras começadas com a letra escolhida.

Começa-se com sorteio de uma letra entre os jogadores. Um diz o abecedário em voz baixa e outro jogador diz stop quando quiser.

De seguida, os jogadores têm que preencher uma linha inteira da tabela, com uma palavra que seja começada pela letra escolhida. O primeiro que acabar grita: STOP (ou adedonha) e faz-se a contagem dos pontos. 10 pontos para palavras únicas; 5 pontos para palavras repetidas e 0 para quem não preencher.

Descarrega fichas de trabalho sobre Jogos de família:

Jogos de família, ficha pdf nº1
Queres jogar ao Stop? Imprime esta desenho e diverte-te.
Jogos de família, ficha pdf nº1
Queres jogar ao Stop? Imprime esta desenho e diverte-te.
Jogos de família, ficha pdf nº1
Jogo do Stop com temas diferentes. Imprime esta desenho e diverte-te.

Adira à nossa lista especial para receber conteúdos didáticos