
A ConsoadaUm conto de Natal do autor português Abel Botelho

Hoje é NatalA história de um avô que diz ao neto que dentro de um saco está o Espírito de Natal e é com ajuda do avô que Mário descobre o que é o Espírito de Natal.

As Janeiras!Cantar as “Janeiras” é uma tradição em Portugal que consiste no cantar de músicas pelas ruas por grupos de pessoas anunciando o nascimento de Jesus, desejando um feliz Ano Novo. Esses grupos vão de porta em porta durante o mês de Janeiro até dia 6 (dia de Reis).

Lenda do Azevinho de NatalO azevinho era considerado um símbolo de paz, saúde e felicidade já no tempo dos Romanos e é usado como ornamento característico da quadra natalícia

A lenda da bengala doceA bengala doce tornou-se um símbolo de Natal e passou a ser pendurada na árvore de Natal. Descubra como.

Lenda do bolo reiO Bolo-Rei, não se come apenas no Dia dos Reis; deriva da riqueza de ingredientes com que é confecionado. Contudo, existe uma lenda portuguesa que o associa aos Ris Magos e lhes atribui a origem do bolo.

A lenda da flor de NatalSabe qual é a Flor de Natal? É a Poinsétia, originária do México e a lenda explica a sua associação ao Natal.

Lenda do MadeiroOs Madeiros fazem parte das tradições natalícias de algumas aldeias de Portugal e consistem em grandes fogueiras que se acendem no centro da aldeia, na praça principal ou no adro da igreja na véspera de Natal. Em muitas aldeias, estas fogueiras são mantidas acesas ininterruptamente até ao Dia de Reis.

Lenda da Missa do GaloA Missa do Galo é um costume religioso, com expressão nos países de tradição católica, que consiste na realização de uma missa, na noite de 24 para 25 de Dezembro, mais precisamente à meia-noite, hora em que, segundo diz o costume, teria nascido o menino Jesus.

Lenda de NatalLenda de Natal de Júlio Brandão, escritor português. Em 1874, a sua família mudou-se para o Porto onde viveria o resto da vida.

Lenda do Pinheiro de NatalA tradição de enfeitar árvores tem origem em costumes pagãos anteriores ao cristianismo, que durante as festividades ligadas à natureza e à fertilidade da terra elegiam árvore como um símbolo dessa força da natureza.

Natal em famíliaNatal em família de Afonso Duarte, poeta português natural de Montemor-o-Velho. Formou-se em Ciências Físico-Naturais na extinta Faculdade de Filosofia de Coimbra.

NatalPoema de Natal de Mário de Sá Carneiro, poeta, contista e ficcionista português, um dos grandes expoentes do modernismo em Portugal e um dos mais reputados membros da Geração d’Orpheu.

O Natal MinhotoO Natal Minhoto é um conto de natal escrito por Ramalho Ortigão e escrito em Crónica Jornalística de 1882.

Natal na FlorestaOs animais também celebram o Natal. Uma história natalícia, original do Lápis Mágico

O Natal do pequeno PintarroxoUm conto de Natal amoroso com as personagens mais queridas - um pintarroxo, um sapo e um ouriço. Uma tradução da história de Jan Fearnley, Little Robin’s Christmas.

A noite do NatalConheça alguns dos contos portugueses de Natal mais bonitos. A noite do Natal escrito por José Maria de Andrade Ferreira.

O Pai NatalConto de Natal de Pina de Morais extraído do livro Coletânea de Histórias, Textos, Lendas e Poemas de vários autores clássicos portugueses.

Os pastoresPoema Os pastores de Gomes Leal António Gomes Leal, extraído de Antologia Poética.

A prenda de NatalA Prenda De Natal de Carlos Malheiro Dias extraído de Contos de Natal Portugueses.

O PresépioConheça uma história comovente, escrita por D. João da Câmara (1852-1908), poeta e dramaturgo.

Twinkle, o cão do Pai NatalUma história original Lápis Mágico sobre o cão do Pai Natal, que sonhava ser ajudante do velhinho de Barbas brancas.

Um Natal diferenteUma história original Lápis Mágico sobre o Natal em 2020, com o vírus Covid ainda presente pelo mundo.