Transplante capilar
O transplante capilar é um procedimento cirúrgico em que folículos capilares saudáveis são removidos de uma parte do couro cabeludo do paciente (normalmente a região posterior, onde o cabelo é geneticamente programado para ser resistente à queda) e são transplantados para áreas calvas ou com enfraquecimento capilar.
Os fios de cabelo ficam com um aspeto mais natural e saudável.
O transplante capilar é uma técnica estabelecida para tratar a calvície permanente e é geralmente usado em casos de perda de cabelo hereditária (alopécia androgénica).
Implante capilar
O Implante Capilar consiste na colocação de cabelos artificiais, que não crescem; é um dispositivo médico fabricado para colocar no couro cabeludo dos pacientes. No implante Capilar os fios são cabelos sintéticos, ou seja, são cabelos falsos e há riscos de rejeição do corpo.
Em alguns contextos, o termo “implante capilar” pode ser utilizado de forma mais ampla e menos específica, podendo referir-se tanto a procedimentos cirúrgicos quanto a métodos não cirúrgicos de restauração capilar; incluindo opções não cirúrgicas, como o uso de perucas ou próteses capilares.
Em resumo, enquanto “transplante capilar” se refere especificamente à remoção e transplante de folículos capilares naturais adquiridos de zonas do corpo do paciente, “implante capilar” refere-se à técnica de implantação de fios de cabelo artificiais.
Os resultados também são distintos uma vez que nos transplantes o aspeto é mais natural e os resultados são, geralmente, permanentes.
Nos transplantes capilares há vários cuidados a ter, pois como os cabelos são artificiais, o cloro e as tintas podem ser corrosivas. Também não pode cortar o cabelo ou mudar de penteado uma vez que os cabelos não crescem.