As cantigas de roda são de origem popular, constituídas por textos ritmados e com repetições, próprios das cantigas, associadas às brincadeiras de roda e passadas de geração em geração.
As crianças dão as mãos e formam uma roda, enquanto se movem em conjunto, entoam a música ou recitam rimas.
Estas brincadeiras de roda são úteis no processo de ensino e aprendizagem ao mesmo tempo que ajudam a entreter as crianças nas creches e escolas, por serem divertidas e fáceis de memorizar.
Atirei o Pau ao gato é uma música tradicional que faz parte das gerações mais antigas. À letra pouco educativa (que refere bater no gato) foi adicionado uma última parte que explica que “não devemos maltratar os animais”.
♫ Atirei o pau ao gato Mas o gato não morreu Dona Chica admirou-se Do berro, do berro que o gato deu. Miau!
Atirei o pau ao gato
Mas o gato não morreu
Dona Chica admirou-se
Do berro, do berro que o gato deu
Miau!
Miau miau miau
Miau miau miau
Miau miau miau
Miau miau miau
Miau miau miau
Miau miau miau
Miau miau miau
Não atire o pau ao gato
Por que isso
Não se faz
O gatinho é nosso amigo
Não devemos maltratar os animais
Jamis!
Atirei o Pau ao Gato | Jardim de Infância Vol. 1
Atirei o pau no gato - Galinha Pintadinha 2
🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹
✏️ O que são Cantigas de Roda?
📝 As Cantigas de roda são canções populares de origem tradicional que são geralmente cantadas e dançadas em círculo por crianças em brincadeiras e jogos ao ar livre.
São transmitidas oralmente de geração em geração e originárias de culturas diferentes e de regiões de todo o mundo. Por este motivo, têm variações regionais, com letras e melodias diferentes, o que contribui para a diversidade cultural e folclórica de uma região ou país.
As cantigas de roda têm um caráter lúdico e são frequentemente usadas em atividades recreativas para crianças, em escolas e em brincadeiras infantis.