A Carolina chegou a casa da escola muito pensativa e calada. A mãe, que a conhece bem, estranhou aquele comportamento.
– Está tudo bem, Carolina?
– Sim, mãe! Mas queria pedir-te uma coisa.
– Sim, querida?
– Podemos ir visitar um castelo este fim de semana?
– Um castelo? Queres ir visitar um castelo? Qualquer um? Ou tens algum castelo que queiras muito conhecer?
A menina tirou da mochila o livro de Estudo do meio e abriu-o numa página.
– Vês este? Castelo de Almourol. Gostava muito de o conhecer porque tenho que fazer uma pesquisa sobre este castelo, onde se localiza e se há alguma lenda relacionada com ele.
– Ah, o Castelo de Almourol? Bem escolhido. Também gosto desse castelo, já o visitei há uns anos. E sabes? Gostei da tua ideia. Vamos organizar as coisas para podemos ir este sábado visitar o Castelo de Almourol e assim a tua pesquisa vai ser mais realista. Até podemos tirar fotografias.
– Eia, boa! – A menina ficou delirante. Nem queria acreditar que a mãe lhe ia fazer a vontade. Ela adorava ler histórias sobre castelos e estava ansiosa por esta oportunidade.
– Carolina? Vem cá. – Chamou a mãe.
– Onde pensas que vais? Vamos já pesquisar na internet onde fica o Castelo e o tempo de viagem. Olha, fica no distrito de Santarém, na freguesia de Praia do Ribatejo. E é especial porque fica situado numa pequena ilhota no rio Tejo e para lá ir temos que atravessar de barco.
– A sério? Que bom! O passeio vai ser mais espetacular do que eu pensava. Oh, ó mãe, temos que fazer um lanche e fazemos um piquenique mais tarde.
– Já tinha pensado nisso. Agora, vai lá pesquisando mais factos interessantes sobre o Castelo. Olha, por exemplo, as lendas. Sei que há uma sobre D. Ramiro. Tens um livro sobre Lendas no escritório e vais encontrar o que precisas de certeza.
A menina foi logo buscar o livro sobre Lendas de Portugal e sentou-se a ler.
– Mãe, este livro é maravilhosos! E tem fotografias de muitos Castelos que ainda não visitamos. Depois podemos ir visitar o Castelo de Arraiolos? Parece diferente dos outros.
– Esse fica um pouco mais longe mas quem sabe nas férias grandes podemos lá ir. Entretanto, poes ver outros mais perto para irmos num outro fim de semana.
A menina assentiu, sorrindo.
Ia ser um fim de semana fantástico!
Ana Filipa Silva, 2020, Lápis Mágico