Lápis Mágico

Carolina e os castelos

Uma menina curiosa e amante de história pede à mãe para visitar o Castelo de Almourol. Será que a mãe lhe faz a vontade?

Carolina e os castelos

A Carolina chegou a casa da escola muito pensativa e calada. A mãe, que a conhece bem, estranhou aquele comportamento.

– Está tudo bem, Carolina?

– Sim, mãe! Mas queria pedir-te uma coisa.

– Sim, querida?

– Podemos ir visitar um castelo este fim de semana?

– Um castelo? Queres ir visitar um castelo? Qualquer um? Ou tens algum castelo que queiras muito conhecer?

A menina tirou da mochila o livro de Estudo do meio e abriu-o numa página.

– Vês este? Castelo de Almourol. Gostava muito de o conhecer porque tenho que fazer uma pesquisa sobre este castelo, onde se localiza e se há alguma lenda relacionada com ele.

– Ah, o Castelo de Almourol? Bem escolhido. Também gosto desse castelo, já o visitei há uns anos. E sabes? Gostei da tua ideia. Vamos organizar as coisas para podemos ir este sábado visitar o Castelo de Almourol e assim a tua pesquisa vai ser mais realista. Até podemos tirar fotografias.

– Eia, boa! – A menina ficou delirante. Nem queria acreditar que a mãe lhe ia fazer a vontade. Ela adorava ler histórias sobre castelos e estava ansiosa por esta oportunidade.

– Carolina? Vem cá. – Chamou a mãe.

– Onde pensas que vais? Vamos já pesquisar na internet onde fica o Castelo e o tempo de viagem. Olha, fica no distrito de Santarém, na freguesia de Praia do Ribatejo. E é especial porque fica situado numa pequena ilhota no rio Tejo e para lá ir temos que atravessar de barco.

– A sério? Que bom! O passeio vai ser mais espetacular do que eu pensava. Oh, ó mãe, temos que fazer um lanche e fazemos um piquenique mais tarde.

– Já tinha pensado nisso. Agora, vai lá pesquisando mais factos interessantes sobre o Castelo. Olha, por exemplo, as lendas. Sei que há uma sobre D. Ramiro. Tens um livro sobre Lendas no escritório e vais encontrar o que precisas de certeza.

A menina foi logo buscar o livro sobre Lendas de Portugal e sentou-se a ler.

– Mãe, este livro é maravilhosos! E tem fotografias de muitos Castelos que ainda não visitamos. Depois podemos ir visitar o Castelo de Arraiolos? Parece diferente dos outros.

– Esse fica um pouco mais longe mas quem sabe nas férias grandes podemos lá ir. Entretanto, poes ver outros mais perto para irmos num outro fim de semana.

A menina assentiu, sorrindo.

Ia ser um fim de semana fantástico!

Ana Silva, 2020, Lápis Mágico

Adira à nossa lista especial para receber conteúdos didáticos