Lápis Mágico

O São João

A festa de São João é uma festa popular que se celebra de 23 para 24 de Junho em Portugal mas especialmente na cidade do Porto.

O São João

O São João é a festa popular mais celebrada no Porto. Festeja-se no dia 24 de junho por todo o país, mas é nesta cidade que as festas são maiores e chamam mais pessoas.

Decora-se a cidade, faz-se um grande arraial mesmo em frente à imagem de S. João e há cascatas por vários pontos da cidade.

A iluminação é vistosa e por toda a cidade há palcos com música ao vivo e barraquinhas com comida e bebida. É costume comer sardinhas assadas, broa e pimentos assados mas também carne grelhada.

Pelas ruas há uma multidão de foliões a bater, em conhecidos e desconhecidos, com alho porro e martelinhos.

De vez em quando passam as rusgas que animam, de imediato, os que se limita, a ver a banda passar.

Ana Ferreira, Lápis Mágico

Conheces o manjerico?

O manjerico é uma erva aromática, famoso pelo seu cheiro. É da família de outra planta aromática, o manjericão mas não é por isso que é mmais conhecido. O manjerico, em Portugal, é um símbolo dos Santos Populares, principalmente do Santo António e do São João, que se festejam a 13 de junho e a 24 de junho, respetivamente.

Há algumas tradições associadas a esta planta, nomeadamente, o costume dos rapazes oferecerem um vaso de manjerico às namoradas, no Santo António.

No São João, é costume haver uma bandeirinha com uma quadra popular com sentido jocoso ou de duplo sentido.

Atividades divertidas

Usa os materiais que quiseres!

Pinta um manjerico

ou diverte-te com esta atividade Alt

Se te apetecer fazer uma pesquisa:

Aqui tens uma ajudinha para organizares as ideias Exploração do tema

Adira à nossa lista especial para receber conteúdos didáticos