Quando o Algarve era uma parte de um grande reino muçulmano, no século VII, houve um rei muçulmano , Ibn-Almundim, que casou com uma bela princesa nórdica, loura e de olhos azuis.
A princesa gostava muito do seu príncipe muçulmano mas começou a ficar cada vez mais triste, e chorava todos os dias. O príncipe árabe não sabia o que fazer para a tornar mais feliz e desesperava por ver a sua amada cada vez mais triste.
Um velho das terras do Norte pediu para ser recebido pelo rei e revelou-lhe que a princesa tinha saudades da neve do seu país distante.
O príncipe pensou como poderia fazer com que a sua princesa pudesse ver neve e teve uma ideia: mandou plantar por todo o seu reino muitas amendoeiras pois quando essas amendoeiras floriam todos os campos ficavam brancos e pareceriam flocos de neve.
Na primavera seguinte, quando as flores abriram completamente chamou a princesa à janela… e ela ficou tão feliz de ver as árvores cobertas de branco que pensou mesmo que o seu príncipe tinha conseguido fazer neve no Algarve.