Capital: Riga
Língua oficial da UE: letão (letonês)
Adesão à UE: 1 de maio de 2004
Os monumentos mais importantes da Letónia:
🔷 Monumento da Liberdade (Brīvības piemineklis): O monumento, inaugurado em 1935, é uma memorial em honra dos soldados mortos durante a Guerra da Independência da Letónia. Tem 42 metros, com a imagem da Liberdade com 9 metros. É um símbolo da independência e liberdade do país.
🔷 Catedral de Riga: A catedral foi construída em 1211, por Albrecht von Buxthoeven, nas margens do rio Daugava.
🔷 Castelo de Riga: O castelo foi construído, em 1330, para ser residência do Mestre da Ordem da Livónia e como fortaleza militar. O castelo sofreu váriasrenovações, exibindo elementos góticos, renascentistas e barrocos.
Em 1484, foi destruído pelos habitantes de Riga, que se revoltaram contra a Ordem da Livónia. Esteve sob controlo do Império Sueco, durante o século XVII e, mais tarde, do Império Russo. Tornou-se a residência oficial do Presidente da Letónia, desde a independênca da Letónia, em 1991.
Abriga Museu Nacional de História da Letónia e outros museus mais pequenos, oferecendo aos visitantes uma visão detalhada da história e cultura letã.
Pratos típicos:
🍴Sklandrausis É um doce, tipo torta, feita com farinha de centeio e recheada com pasta de batata, cenoura e cominhos.
🍴Rupjmaize (pão preto): É um tipo de pçao, confecionado com centeio escuro. É um alimento básico da Letónia.
🍴Piragi: É uma espécie de pão com bacon e cebola. São, geralmente, servidos como lanche.
Danças Tradicionais:
🎵 Dandari: Uma das danças folclóricas mais antigas, em que os dançarinos fazem movimentos circulares e movimentos enérgicos.
🎵 Jāņu nakts danči: São danças realizadas durante o festival de solstício de verão, Jāņi, que é um dos mais importantes eventos culturais na Letónia.