Capital: Luxemburgo
Língua oficial da UE: francês, alemão
Adesão à UE: 1 de janeiro de 1958
Monumentos importantes do Luxemburgo
🔷 Cidade de Luxemburgo: A Cidade de Luxemburgo, Património Mundial da Unesco, inclui bairros e fortificações do século XVI. Inclui as muralhas que foram construídas para defender a cidade, a Casamatas que são passagens subterrâneas e galerias escavadas nas rochas e outros pontos de interesse como a Praça de Armas, a Place Guillaume II e o Palácio Grão-Ducal.
🔷 Pont Adolphe: A ponte, também conhecida como Pont Neuf, construída em 1903, é uma ponte em arco e uma das atrações turísticas da cidade. O arco grande duplo mede 85 metros e o comprimento total da ponte é de 153 metros.
🔷 Museu Nacional de História e Arte: O Museu, inaugurado em 1869, abriga uma coleção vasta de obras de arte, artefactos arqueológico e exposições sobre a história do país. Fica no bairro Ville Haute, no centro histórico da cidade de Luxemburgo.
Pratos típicos
Judd mat Gaardebounen: É um prato típico que consiste em cachaço de porto fumado, geralmente, servido com batatas cozidas e favas ou feijão branco.
Bouneschlupp: É uma sopa verde espessa, feita com feijão verde, batas e cebola, muitas vezes servida com salsichas.
Gromperekichelcher: Os Gromperekichelcher são bolinhos de batata fritos, às vezes temperados com cebola, alho e ervas, servidos como aperitivo ou acompanhamento. São uma espécie de snack, muito popular no Luxemburgo.
Quetschentaart: Um doce tradicional, que é uma torta de ameixa feita com ameixas, base de massa quebrada e cobertura crocante.