Capital: Valeta
Línguas oficiais da UE: maltês, inglês
Adesão à UE: 1 de maio de 2004
Monumentos mais importantes de Malta
🔷 Templos Megalíticos de Malta: Os templos de Hagar Qim, Hagar Qim, Mnajdra e Tarxien são seis templos construídos entre os anos 3600 a.C. e 3200 a. C. e fazem parte do Património Mundial da Unesco. No templo de Hagar Qim foram encontrdas estatuas de uma mulher grade, que estão expostas no Museu Nacional de Valletta.
🔷 Fortaleza de Mdina: Mdina é conhecida como a “Cidade do Silêncio”, pela tranquilidade que exala, uma das cidades mais antigas do mundo. Um dos destaques é a sua impressionante muralha, que se acredita ter sido construída durante o período medieval.
🔷 Grutas Azuis (Blue Grotto) É um conjunto de grutas/cavernas marinhas, com formações rochosas espateculares, conhecida pelas suas águas cristalinas. EStão situadas no sul da ilha de Malta.
Pratos típicos
Pastizz: São uns pastéis de massa folhada, geralmente, recheados de queijo ricota ou ervilhas.
Fenek: O prato “stuffat tal-fenek” consiste em coelho guisado, passado por farinha e cortado aos pedaços. É um dos pratos mais populares de Malta.
Lampuki Pie: Lampuka é o nome maltês de um peixe branco. Lampuki pie é uma torta salgada feita com batatas, cebolas, o peixe e vegetais, tradicional da culinária maltesa. É servida como prato principal em festas e celebrações em Malta.