Lápis Mágico

Portugal

Portugal é um dos 27 país que pertencem à União Europeia. Conhece a bandeira e alguns símbolos de Portugal.

Portugal

Capital: Lisboa

Língua oficial da UE português

Adesão à UE: 1 de janeiro de 1986

Os monumentos mais importantes de Portugal:

🔷 Castelo de Guimarães: Este castelo é considerado o berço de Portugal, pois está ligado à fundação do Condado portucalense e às lutas pela independência de Portugal. O castelo remonta ao século X e é um dos exemplos mais bem preservados da arquitetura medieval portuguesa. Foi classificado como Monumento Nacional em 1881

🔷 Torre de Belém: Localizada em Lisboa, esta torre foi construída no século XVI para proteger a cidade dos invasores. É Património Mundial da Unesco.

🔷 Mosteiro dos Jerónimos: O mosteiro foi construído no século XVI pelo rei D. Manuel I, em Lisboa e é considerado uma obra-prima do estilo manuelino. Foi classificado como Património Mundial da Unesco em 1983.

🔷 Mosteiro da Batalha: Construído para comemorar a vitória portuguesa sobre as tropas castelhanas na Batalha de Aljubarrota em 1385, este mosteiro é considerado um dos exemplos mais importantes da arquitetura gótica em Portugal.
Considerado Património da Humanidade da Unesco, desde 1983, foi erigido como Convento de Santa Maria da Vitória.

🔷 Palácio Nacional de Mafra: O palácio de estilo barroco foi construído no século XVIII, pelo rei João V. AS obras começam em 1717 e foram concluídas 13 anos depois. Almém do Palácio, que alberga a biblioteca, também inclui uma basílica e um convento. É famoso pela sua biblioteca com mais de 36000 livros, com obras raras.

Pratos típicos

A gastronomia portuguesa é variada, misturando com sabores e ingredientes. Dos enchidos, aos queijos e azeitonas, até à variedade de pães, há muitos pratos para escolher.

🍴 Bacalhau: um dos pratos mais tradicionais da culinária portuguesa, o bacalhau é preparado de várias maneiras, como “Bacalhau à Gomes de Sá”, “Bacalhau à Brás” e “ Bacalhau à Lagareiro”, não esquecendo os Bolinhos/pastéis de bacalhau.

🍴 Sardinhas: As sardinhas assadas são um peixe popular em Portugal, principalmente pelos Santos Populares como o São João ou o Santo António.

🍴 Natas ou Pastéis de nata são um dos doces mais famosos de Portugal. São pequenas tartes de massa folhada, recheadas com um espécie de “leite creme”.

🍴Vinhos: Há muitas regiões vinícolas em Portugal que produzem vinhos de alta qualidade. Portugal é conhecido pelo seu bom vinho, especialmente, , especialmente o vinho do Porto e o vinho verde.

Danças tradicionais

Portugal é um país repleto de tradições e diversidade cultural, que variam de região para região.

🎵 Vira: O Vira do Minho é uma das danças mais conhecidas e populares, com origem no Minho, no norte de Portugal. É dançada a pares, dispostos numa roda, com os dançarinos vestidos com fatos minhotos. Os pares dançam com os braços erguidos, numa dança enérgica e alegre, que envolve mvimentos circulares, até a voz de um dos dançarinos gritar “virou” e todos dão meia volta e colocam-se frente a frente, trocando de pares, depois.

🎵 Chula ou xula É uma dança tradicional portuguesa antiga, referida nas peças de Gil Vicente. É típica do norte de Portugal. É dançada a pares, com os dançarinos dispostos em círculo, ao som de música animada, acompanhada por uma espécie de orquestra campina com clarinete, rabeca, harmónica, cavaquinho, viola, violão, bombo e ferrinhos.

🎵 Bailinho da Madeira: Uma dança típica da ilha da Madeira, o Bailinho é conhecido pela alegria e vivacidade dos seus movimentos. É, geralmente, dançado a pares e em torno de um instrumento com 7 bonecos, chamado “brinquinho”. A dança é acompanhada por músicas tradicionais da Madeira.

🎵 Corridinho: É uma dança que surgiu no início do século XX e se tornou típica do Alentejo e Algarve. Era uma dança de cortejo, dançada com os pares agarrados, formando uma roda.

Descarrega materiais sobre Portugal:

Portugal, ficha pdf nº1
Bandeira de Portugal para pintar
Portugal, ficha pdf nº1
Símbolos de Portugal


Compre os seus livros na loja online Wook.
Gostou deste conteúdo sobre Portugal?

Adira à nossa lista especial para receber conteúdos didáticos