Capital: Bucareste
Língua oficial da UE: Romeno
Adesão à UE: 1 de janeiro de 2007
Moeda: Leu romeno (RON)
Os monumentos mais importantes da Roménia
🔷 Palácio do Parlamento (Palatul Parlamentului): O Palácio, construído durante o regime comunista de Nicolae Ceaușescu, entre 1980 e 1989, é o maior palácio do mundo. Tem 1110 salas e é o segundo prédio administrativo do mundo.
🔷 Castelo de Bran: Conhecido como o Castelo do Drácula é um monumento nacional, de esto gótico e situa-se na fronteira entre Transilvânia e Valáquia. É uma fortaleza medieval, que atrai turistas pela seu ambiente misterioso, mas também pelo livro “Drácula” de Bram Stoker.
🔷 Castelo de Peles (Peles Castle): Apesar de se chamar Castelo de Peles, este belo monumento é um palácio, mandado construir por Rei Carlos I da Roménia, para ser a residência de verão. A sua construção iniciou em 1873 e foi concluída em 1914. Está situado nas montanhas de Cárpatos e é um exemplo perfeito da arquitetura neo-renascentista. O castelo é conhecido pela sua impressionante fachada de pedra, torres ornamentadas e janelas em arco.
Pratos Típicos
A culinária romena é uma fusão de influências diversas, refletindo a sua história e geografia.
🍴Sarmale: é um dos pratos tradicionais da Roménia, geralmente acompanhado por batata, polenta ou pão. São rolinhos de repolho, recheados com carne picada, arroz e tempero. “Sarmak” significa embrulhar.
🍴**Mămăliga: É um prato conhecido, também, por polenta, confecionado com farinha de milho, sal e água fervida. É, geralmente, servida como acompanhamento para carnes, queijos ou molhos.
🍴**Ciorbă de Burtă: Ciorbã são sopas, normalmente, de carne. Ciorbă de Burtă é uma sopa com vários ingredientes: ovo, natas, carne e legumes, dabdo-lhe um sabor ácido. É servida, tradicionalmente, ao almoço.
🍴**Cozonac: é uma espécie de pão doce e macio, típico da gastronomia romena, confecionado com farinha, ovos, manteiga, açúcar e nozes. Pode ser recheado com nozes, mas também, com passas ou chocolate